Avaliação Fisioterapêutica
Por que é importante realizar uma boa avaliação?
Um tratamento personalizado e individualizado deve começar com uma boa avaliação. De fato, essa é considerada a etapa mais importante do tratamento, pois, por meio dela, é possível entender detalhadamente as necessidades de cada paciente. Quanto mais detalhada for a avaliação, maior a objetividade do tratamento, visando os melhores resultados no menor tempo possível.
Fui encaminhado pelo meu médico e ele já prescreveu meu tratamento. Por que preciso ser avaliado pelo fisioterapeuta?
A avaliação fisioterapêutica é diferente da avaliação médica. O diagnóstico médico visa identificar principalmente as estruturas acometidas. Já a fisioterapia se preocupa em entender, por exemplo, se há limitações de movimento, fraqueza muscular, alterações no equilíbrio e como o quadro afeta as atividades do cotidiano. Chamamos isto de diagnóstico cinético-funcional, pois está relacionado ao movimento e à função (atividade) de cada paciente. É também por meio da avaliação que serão estabelecidos os objetivos do tratamento, baseados, por exemplo, nas atividades que o paciente deixou de realizar e gostaria de retomar. Vale ressaltar ainda que é papel exclusivo do fisioterapeuta determinar as condutas a serem adotadas no tratamento, com base na avaliação realizada.
Preciso passar pelo médico antes de fazer a avaliação de fisioterapia?
Atualmente, o fisioterapeuta é considerado um profissional de primeiro contato. Isso significa que o paciente pode procurar diretamente por esse profissional, sem a necessidade de um encaminhamento médico prévio. No entanto, se o fisioterapeuta identificar a necessidade de uma avaliação médica, ele poderá orientar o paciente a buscar este outro profissional.
Como funciona a avaliação fisioterapêutica?
A avaliação fisioterapêutica envolve uma entrevista cuidadosa, na qual são coletados dados pessoais, queixas e histórico do paciente. Também é realizado um exame físico detalhado. Caso o paciente disponha de exames de imagem, esses podem ser utilizados como complemento à avaliação. Além disso, podem ser aplicados questionários específicos para obter informações adicionais.
Entenda como funciona a avaliação fisioterapêutica e sua importância para um tratamento eficaz
